27 ago 2010

Bacia de Santos

A Bacia de Santos é uma bacia sedimentar localizada na plataforma continental brasileira. Limita-se a norte com a Bacia de Campos, através do Alto de Cabo Frio e, a sul, com a Bacia de Pelotas através do alto de Florianópolis. Estende-se, portanto, desde o litoral sul do estado do Rio de Janeiro até o norte do estado de Santa Catarina, abrangendo uma área de cerca de 352 mil quilômetros quadrados até a cota batimétrica 3000 m. É uma bacia de margem divergente, formada com a abertura do Atlântico Sul, que se inicou no Cretáceo Inferior. Nesta bacia localizam-se campos petrolíferos em produção e grandes reservas por serem exploradas. Desde 2007 a Petrobras descobriu importantes acumulações de petróleo e gás natural em águas profundas e abaixo de uma espessa camada de sal. Estas descobertas estão em fase de avaliação exploratória.

Campos petrolíferos
Campo petrolífero de Tupi: localizado a 250 quilômetros da costa do Rio de Janeiro, com reservas estimadas entre 5 e 8 bilhões de barris de petróleo de alta qualidade, ou seja petróleo leve, além de gás natural. A área de Tupi encontra-se em fase exploratória, tendo sido iniciada uma produção piloto em maio de 2009.
Merluza: localizado a 200 quilômetros de Santos, é responsável pela produção de 1,2 milhão de metros cúbicos por dia de gás e 1.600 barris por dia de condensado. Prevê-se a ampliação de sua explorãção, de modo que em 2010 produza de 9 a 10 milhões de m³/dia de gás, além de óleo e condensado. Junto ao Campo de Merluza está o Campo de Lagosta.
Mexilhão: localiza-se a 140 quilômetros de São Sebastião, no estado de São Paulo, e prevê-se a produção de 15 milhões de metros cúbicos por dia de gás e 20 mil barris por dia de óleo e condensado. Estima-se que no segundo semestre de 2008 serão produzidos 8 a 9 milhões de metros cúbicos por dia de gás e estará em plena produção a partir de 2010.
BS-500: localizado a 160 quilômetros da cidade do Rio de Janeiro, tem estimativa de produção futura de 20 milhões de metros cúbicos por dia de gás e de 150 a 200 mil barris por dia de óleo. A exploração do antigo bloco BS-500 revelou os campos de Tambaú, Uruguá, Tambuatá, Pirapitanga e Carapiá.
Sul: localiza-se a 200 quilômetros da costa dos estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina. Atualmente produz 9 mil barris por dia de óleo. Prevê-se para o futuro uma produção de 140 mil barris por dia de óleo e de 3 milhões de metros cúbicos por dia de gás. As reservas encontram-se nos campos de Caravela, Estrela do mar, Coral, Cavalo Marinho e Tubarão.
Centro: localizado a 250 quilômetros da costa dos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro, encontra-se em fase exploratória.


Cursos Online com Certificado Entregue em Casa

Deixe seu comentário

Publicidade

Política de Privacidade | Publicidade | Contato PetróleoETC PetróleoETC PetróleoETC PetróleoETC PetróleoETC PetróleoETC PetróleoETC
Copyright© 2010 - PetróleoETC - Todos os direitos reservados - Design By PetróleoETC